Para estudantes ingressantes a partir de 2024
O Currículo do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da FURG está estruturado em disciplinas obrigatórias e optativas – por área de formação desejada –, conforme descrito a seguir.
Ao longo do curso, o discente deve integralizar um total de 25 (vinte e cinco) créditos, distribuídas da seguinte forma:
I. 13 (treze) créditos em disciplinas obrigatórias;
SEMESTRE DO CURSO |
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS |
CARGA HORÁRIA |
1º |
3cr./45h |
|
Produtos e Processos Educacionais no Ensino de Ciências Exatas |
3cr./45h |
|
Seminário de Pesquisa I |
1cr./15h |
|
2º |
1cr./15h |
|
1cr./15h |
||
Orientação de estudos de Mestrado I | 1cr./15h | |
3º |
2cr./30h |
|
Orientação de estudos de Mestrado II | 1cr./15h | |
4º |
-- | -- |
II. 6 (seis) créditos em disciplinas optativas;
DISCIPLINA OPTATIVAS |
CARGA HORÁRIA |
Orientação de estudos de Mestrado III | 1cr./15h |
Orientação de estudos de Mestrado IV | 1cr./45h |
Orientação de estudos de Mestrado V | 1cr./45h |
Teorias da Aprendizagem e Processos Cognitivos na Educação em Ciências | 4cr./60h |
Docência e Formação | 3cr./45h |
3cr./45h |
|
Práticas Pedagógicas: Atividades Experimentais no Ensino de Matemática na Educação Básica |
3cr./45h |
Práticas Pedagógicas: Atividades Experimentais no Ensino de Ciências e Física na Educação Básica |
3cr./45h |
Práticas Pedagógicas: Atividades Experimentais no Ensino de Ciências e Química na Educação Básica |
3cr./45h |
3cr./45h |
|
Ensino e Aprendizagem de Ciências e Física na Educação Básica |
3cr./45h |
Ensino e Aprendizagem de Ciências e Química na Educação Básica |
3cr./45h |
Contextualização e Interdisciplinaridade aplicadas ao Ensino de Ciências Exatas |
3cr./45h |
3cr./45h |
|
3cr./45h |
|
3cr./45h |
|
3cr./45h |
|
3cr./45h |
|
3cr./45h |
|
3cr./45h |
|
Pensamento Compuatacional e Algorítimos na Educação em Ciências |
3cr./45 |
A oferta das disciplinas se dará nos seguintes horários:
Obrigatórias: preferencialmente, às quintas e sextas-feiras, nos turnos vespertino e noturno.
Optativas: preferencialmente, às quintas, sextas-feiras e sábados, pela manhã, ou ainda, de segunda a sexta-feira, no período noturno. Uma vez existindo demanda discente, tais disciplinas também poderão ser ofertadas em caráter concentrado. Em se tratando das disciplinas optativas ofertadas pelo curso, caberá ao mestrando, sob aval e concordância do orientador, selecioná-las e defini-las, tendo em vista o trabalho de conclusão de mestrado que se deseja desenvolver.
A oferta das mesmas se dará de acordo com o seguinte esquema:
III. 6 (seis) créditos em atividades complementares.
As atividades complementares do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas têm como objetivos:
I - Incentivar a participação dos discentes em experiências diversificadas que contribuam com a formação acadêmica-profissional, as quais devem possuir relação direta com os objetivos do programa e serem devidamente comprovadas;
II - Fomentar a publicização dos resultados das atividades de pesquisa, mediante a produção e apresentação de artigos e comunicações.
O discente do PPGECE deverá obter, no mínimo, 6 (seis) créditos em atividades complementares. No cômputo dos créditos, consideram-se apenas as atividades realizadas durante o percurso formativo no curso de pós-graduação junto ao PPGECE.
Orientações podem ser acessadas na instrução normativa PPGECE/FURG n°2.
Para estudantes ingressantes até 2023
O Currículo do Curso de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas da FURG está estruturado em disciplinas obrigatórias e optativas – por área de formação desejada –, conforme descrito a seguir. Dentre tais disciplinas, o aluno deverá cursar um mínimo de 24 créditos.
Em se tratando das disciplinas optativas ofertadas pelo curso, caberá ao mestrando, sob aval e concordância do orientador, selecioná-las e defini-las, tendo em vista o trabalho de conclusão de mestrado que se deseja desenvolver.
A oferta das mesmas se dará de acordo com o seguinte esquema:
SEMESTRE DO CURSO |
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS |
DISCIPLINA |
CARGA HORÁRIA |
1º |
X |
3cr./45h |
|
X |
Teorias da Aprendizagem e Processos Cognitivos na Educação em Ciências |
4cr./60h |
|
X |
3cr./45h |
||
2º |
X |
1cr./15h |
|
X |
1cr./15h |
||
|
3cr./45h |
||
|
Práticas Pedagógicas: Atividades Experimentais no Ensino de Matemática na Educação Básica |
3cr./45h |
|
|
Práticas Pedagógicas: Atividades Experimentais no Ensino de Ciências e Física na Educação Básica |
3cr./45h |
|
|
Práticas Pedagógicas: Atividades Experimentais no Ensino de Ciências e Química na Educação Básica |
3cr./45h |
|
|
3cr./45h |
||
|
Ensino e Aprendizagem de Ciências e Física na Educação Básica |
3cr./45h |
|
|
Ensino e Aprendizagem de Ciências e Química na Educação Básica |
3cr./45h |
|
3º |
X |
2cr./30h |
|
|
Contextualização e Interdisciplinaridade aplicadas ao Ensino de Ciências Exatas |
3cr./45h |
|
3cr./45h |
|||
|
3cr./45h |
||
|
3cr./45h |
||
|
3cr./45h |
||
|
3cr./45h |
||
|
3cr./45h |
||
|
3cr./45h |
||
4º |
|
3cr./45h |
|
|
3cr./45h |
||
|
3cr./45h |
||
|
3cr./45h |
||
X |
1cr./15h |
||
Pensamento Compuatacional e Algorítimos na Educação em Ciências |
3 cr./45 |
A oferta das disciplinas se dará nos seguintes horários:
Obrigatórias: preferencialmente, às quintas e sextas-feiras, nos turnos vespertino e noturno.
Optativas: preferencialmente, às quintas, sextas-feiras e sábados, pela manhã, ou ainda, de segunda a sexta-feira, no período noturno. Uma vez existindo demanda discente, tais disciplinas também poderão ser ofertadas em caráter concentrado.